Notícias
Previna-se!

Origem

Dia 31 de maio, celebra-se o Dia Mundial sem Tabaco data instituída pela ONU – Organização das Nações Unidas – em 1987, com intuito de conscientizar a população sobre os efeitos nocivos do consumo de tabaco e promover a implementação de políticas públicas eficazes para reduzir o consumo.

De acordo com a OMS – Organização Mundial da Saúde – milhões de pessoas no mundo morrem anualmente por conta de doenças relacionadas diretamente ao consumo de tabaco, e o mais grave, muitas destas pessoas não são consumidoras diretas, mas estão em constante contato com a fumaça produzida pelo tabaco. São os chamados “fumantes passivos”.  Em função deste contato, a maior causa de morte é o câncer de pulmão e cerca de 80% destas mortes poderiam ser evitadas se não houvesse o consumo do tabaco.

O que é tabagismo?

O tabagismo é uma doença causada pela dependência física à nicotina, provocada pelo consumo frequente de tabaco, além de ser considerado fator de risco para aproximadamente outras 50 doenças. Isto ocorre porque a nicotina substância encontrada nos derivados de tabaco age no aumento da contração dos vasos sanguíneos, acelerando a frequência cardíaca, aumento da pressão arterial.

Já o monóxido de carbono produzido através da queima do cigarro, causa diminuição da oferta de oxigênio ao coração, levando também à isquemia, privando alguns órgãos do oxigênio, causando deficiência na oxigenação dos tecidos. Assim a junção da nicotina com o monóxido de carbono pode provocar diversas doenças cardiovasculares. Qualquer tipo de exposição ao tabaco contribui para o desenvolvimento de doenças cardiovasculares. Entre elas, estão a trombose, aterosclerose, doença arterial coronariana e o acidente vascular encefálico.

O Tabaco e o Câncer

Na combustão do fumo há liberação de mais de 50 compostos cancerígenos capazes de provocar tumores malignos em seres humanos e em animais de laboratório. O cigarro é o agente carcinogênico mais usado por mulheres e homens e é a principal causa de mortes prematuras evitáveis no mundo.

Cerca de 30% do número total de casos de câncer diagnosticados no mundo são causados pelo fumo. O câncer de pulmão era uma doença rara até o início do século XX, mas hoje é o tipo de câncer que mais mata. Das mulheres e homens que desenvolvem esse tipo de câncer, 85% a 90% são fumantes ativos, ex-fumantes ou fumantes passivos.

O cigarro não causa apenas câncer de pulmão, mas também está associado aos tumores malignos que se instalam nos seguintes órgãos: boca, faringe, seios da face, esôfago, estômago, pâncreas, laringe, traqueia, rins, bexiga e até cólo uterino. Fumantes passivos, embora apresentem um risco menor de desenvolver a doença, também ficam sujeitos ao aparecimento dos mesmos tipos de câncer.

Fonte: OMS